O que é ‘apego ansioso’ no contexto do namoro? Está relacionado com a maneira como alguém se comporta em um relacionamento. Se alguém costuma ficar nervoso ou estressado e precisa de garantia constante, provavelmente tem o estilo de apego ansioso. As principais características são insegurança, necessidade de muita validação do parceiro, apego ou possessividade e a necessidade constante de ser amado e apreciado.
O estilo de apego ansioso afeta em grande medida o namoro e os relacionamentos. Aqui estão algumas ótimas dicas para melhorar sua situação de diferentes pontos de vista.
NAMORO COM ESTILO DE APEGO ANSIOSO: 6 CARACTERÍSTICAS PRINCIPAIS DE UM PARCEIRO COMPATÍVEL
Pessoas com apego ansioso geralmente querem mais proximidade. Se o outro parceiro quiser mais espaço, surge o problema. Isso pode levar a relacionamentos infelizes, pois a pessoa que busca mais atenção também acaba sacrificando suas necessidades para deixar seu parceiro feliz.
Alguém com apego ansioso tem uma ansiedade de namoro que tende a parecer preocupada quando está em um relacionamento. Embora pareça difícil de lidar, o lado bom é que esse é um problema que pode ser resolvido se eles estiverem dispostos a trabalhar um pouco. Para acalmar uma pessoa com apego ansioso, o parceiro deve entender que eles exigem níveis mais altos de proximidade do que pessoas com estilos de apego seguro.
Se você é alguém com estilo de apego ansioso e está tentando namorar, é importante encontrar o parceiro certo. Escolha alguém que:
- Possui maior inteligência emocional – Um parceiro capaz de transmitir emoções de forma adequada e construtiva pode ser um ótimo companheiro.
- Está emocionalmente disponível – Seu parceiro deve estar seguro, disponível e sensível às suas necessidades. Ele/ela não deve desconsiderar suas inseguranças.
- É um bom comunicador – Seu parceiro deve se comunicar abertamente. Ele/ela deve ser capaz de entender ou aceitar seus sentimentos e pontos de vista.
- É consistente – Seu parceiro deve ser consistente em expressar seu amor e cuidado. Quando eles cumprem as promessas, fica mais fácil para você confiar neles.
- Fornece segurança – brigas/desentendimentos são comuns em qualquer relacionamento. Ele / ela deve ser capaz de conversar e lidar com as brigas com certa ternura. Escolha alguém que não deixe o ego atrapalhar.
- É positivo e paciente – Seu parceiro deve ter uma visão positiva dos relacionamentos em geral. Ele/ela não deve perder a calma ou a paciência toda vez que sua ansiedade aumenta. Um parceiro atencioso vai querer ajudá-lo a aliviá-lo.
LIDE COM O APEGO ANSIOSO NO NAMORO COMO UM PROFISSIONAL
Se você teve hábitos de namoro de apego ansioso, aqui estão seis coisas a ter em mente para ter um relacionamento de longo prazo feliz e bem-sucedido.
- Autoconsciência e aceitação
Compreender que sua luta é comum e humana. Quando você é autoconsciente, pode lidar com os problemas de maneira mais inteligente. Por exemplo, se você perceber que tende a analisar demais os sinais de seu parceiro, questionar seus sentimentos e se preocupar que eles possam perder abruptamente o interesse por você, lembre-se de que provavelmente é apenas sua ansiedade. Depois de aceitar que tem hábitos de namoro de apego ansioso, você pode encontrar maneiras de lidar e mudar o comportamento. - Construa uma vida que você ama – Faça as coisas que te fazem feliz
É importante se concentrar em coisas que lhe dão energia positiva. Faça coisas que tirem a pressão de você e envolva-se em atividades que o manterão ocupado sem estressá-lo. Trabalhe para aumentar sua auto-estima. Cerque-se de pessoas que tenham interesses e perspectivas de vida semelhantes. - Decida em quem investir seu tempo e energia
Ao escolher um parceiro, você deve se concentrar menos na química física e no fluxo da conversa e mais na compatibilidade emocional. Se você sente que sua vida tem sido monótona, não deve namorar apenas para se distrair. Namore alguém que compartilhe os mesmos valores que você. Fique longe de pessoas que têm problemas de compromisso. - Comunique-se claramente com seu parceiro – Seja franco sobre suas necessidades
Quando você tem hábitos de namoro de apego ansioso, você precisa de muita proximidade para se sentir seguro. É importante ser franco sobre suas necessidades. Você nunca deve fingir que não está com medo e tentar se ajustar ao estilo de namoro de seu parceiro. - Vença a ansiedade – Relaxe e pense antes de tirar conclusões precipitadas
Aprenda a regular suas emoções e aprenda algumas técnicas de enfrentamento. Quando você está chateado, é provável que seu medo seja acionado. Ter uma rotina estabelecida irá ajudá-lo e quando a ansiedade bater, você terá algo para se apoiar. Evite reagir às circunstâncias imediatamente. - Escolha um parceiro compatível que esteja totalmente disponível para você
Vá devagar ao escolher um parceiro. Uma pessoa que irá apoiá-lo e que entende que sua fiação é diferente da sua será um parceiro ideal.
COMO LIDAR COM SEU PARCEIRO ANSIOSO DE 4 MANEIRAS DIFERENTES
Pessoas ansiosamente apegadas geralmente têm medo de se apaixonar. Se seu parceiro costuma se preocupar com sua capacidade de amá-lo de volta, tente mudar a maneira como reage. Veja como ser um parceiro compatível:
- Construir confiança
Ao fazer planos ou promessas, certifique-se de cumpri-los. Aprecie seus esforços e mostre gratidão pelo sacrifício que eles fazem. - Passe um tempo de qualidade – Faça um esforço para amá-los mais
Seja consistente quando se trata de passar tempo com eles. Isso definitivamente ajudará a melhorar seu relacionamento. - Não invalide sentimentos de pessoas apegadas ansiosas
Esta é uma dica importante. Quando eles compartilham seus problemas, nunca os julgue ou ria deles por se sentirem como são. Em vez disso, mostre compaixão e apoio. Se vocês dois brigaram, assegure-os de que não é o fim do relacionamento. - Comunique-se – diga-lhes proativamente como você se sente
Regularmente, expresse como você se sente sobre eles. Não assuma que eles sabem como você se sente, em vez disso, tenha conversas envolventes.
NAMORO DE APEGO ANSIOSO PODE LEVAR A UM SUCESSO DE RELACIONAMENTO BEM-SUCEDIDO COM CONSCIÊNCIA
O apego ansioso não é uma responsabilidade, não é permanente e nem define uma pessoa. Alcançar a felicidade no relacionamento é possível se você lidar com a ansiedade corretamente. Se você está namorando alguém com um apego ansioso, você deve estar disposto a fazer do relacionamento uma prioridade – um pouco de esforço extra pode ajudar muito!