Ser romântico é um termo bastante utilizado na sociedade, principalmente quando alguém deseja demonstrar amor e carinho para outra pessoa. O senso comum costuma atribuir ao romantismo ações como presentes, flores e jantares à luz de velas. Entretanto, a verdade é que ser romântico é muito mais que isso. Neste artigo, vamos discutir o que significa realmente ser "romântico".
O romantismo é mais que flores e jantares à luz de velas
Ser romântico não se resume a ações pontuais. Ele está presente em pequenas atitudes do dia-a-dia. Um gesto romântico pode ser, por exemplo, ajudar a pessoa amada a se levantar da cama quando ela está doente, ouvir atentamente o que ela tem a dizer, fazer uma surpresa que você sabe que ela vai gostar. O romantismo é estar presente e atento ao outro.
O romantismo é, acima de tudo, uma postura diante do mundo e do outro. É se colocar no lugar da pessoa que está ao seu lado e, sobretudo, respeitá-la. É ter paciência e saber que a vida a dois nem sempre é fácil, mas que juntos vocês podem superar os obstáculos. Ser romântico é olhar nos olhos, dar um abraço apertado, um beijo na testa e dizer "eu te amo" todos os dias.
Existe uma diferença entre ser romântico e ser possessivo e ciumento
Muitas pessoas confundem romantismo com possessividade e ciúme excessivo. No entanto, essas atitudes não têm nada a ver com amor verdadeiro. Ser possessivo e ciumento é sufocar a outra pessoa, não deixá-la ter liberdade e autonomia. Isso não é romantismo, é insegurança.
Ser romântico é permitir que a pessoa amada tenha seus próprios espaços, seus próprios amigos e hobbies. É confiar nela e estar ao seu lado para apoiá-la e incentivá-la em suas escolhas. É respeitar seus limites e compreender que cada um tem uma maneira diferente de vivenciar o amor.
O romantismo é, portanto, uma postura diante da vida e do amor. É estar presente, respeitar e admirar a pessoa que está ao seu lado. É demonstrar afeto e carinho de maneira sincera e sem expectativas. E acima de tudo, é permitir que a outra pessoa seja livre para ser quem ela é e sempre apoiá-la em suas escolhas. Ser romântico é um presente que envolve muito mais que flores e jantares à luz de velas.