É o flagelo de qualquer relacionamento romântico, seja casual ou sério. Você a vê conversando com alguém ou o ouve falar sobre um ex e, apesar de suas melhores intenções, o ciúme mostra sua cara feia. Ou o sapato está no outro pé e seu parceiro é quem está vendo até mesmo as interações mais inocentes através de óculos verdes. Se não for controlado, pode arruinar até mesmo os relacionamentos mais intencionados, e é por isso que é importante aprender a lidar com o ciúme.
O QUE CAUSA O CIÚME?
Antes de falarmos sobre como superar o ciúme, é útil entender algumas das razões para isso. Algumas das principais causas do ciúme incluem:
1. BAIXA AUTO-ESTIMA
Se você sofre de baixa auto-estima, é fácil ver as outras pessoas de forma negativa, especialmente se elas o lembram de coisas que você não gosta em você.
2. EXPECTATIVAS IRREALISTAS
Você não deve esperar passar todo o seu tempo com seu parceiro ou ser tudo um para o outro – não só é irreal, como também não é saudável ou sustentável não dar espaço no relacionamento a longo prazo.
3. PROJEÇÃO
Às vezes, quando seus próprios sentimentos ou comportamento não são tão impecáveis quanto você gostaria que fossem (digamos, o novo estagiário no trabalho é lindo ou você está procurando seu ex nas redes sociais), é mais fácil atacar em seu outro significativo do que lidar com suas próprias falhas.
COMO LIDAR COM O CIÚME EM UM RELACIONAMENTO
Agora que vimos o que causa rancor, é hora de ver como lidar com o ciúme. Veremos duas circunstâncias diferentes: como lidar com o ciúme quando é você quem sente inveja e como lidar com um parceiro ciumento.
COMO LIDAR COM SEUS PRÓPRIOS SENTIMENTOS DE CIÚME
Deixados descontrolados, os sentimentos de ciúme podem tornar um relacionamento saudável tóxico. É por isso que é importante reconhecer e lidar com seu próprio ciúme. Aqui estão algumas dicas para fazer isso:
Avalie de onde vem o sentimento: é realmente algo que seu parceiro está fazendo ou algo está acontecendo em sua própria vida (estresse no trabalho, desconfiança persistente de um relacionamento anterior, uma dinâmica familiar doentia) que está provocando seu ciúme?
Comunique-se: tenha uma conversa aberta e honesta sobre seus sentimentos quando suas emoções não estiverem em alta e certifique-se de que ambos estão na mesma página em relação às suas expectativas para o relacionamento e o que é e o que não é um comportamento aceitável.
Use a técnica do elástico: se você ainda está lidando com sentimentos de inveja, experimente este condicionamento: coloque um elástico em volta do pulso e, toda vez que tiver um pensamento ciumento, puxe-o com força. Isso fará com que seu cérebro atribua uma conotação negativa aos pensamentos de rancor e reduza sua frequência.
COMO LIDAR COM SENTIMENTOS DE CIÚME DE UM PARCEIRO
Às vezes, porém, é seu parceiro que fica verde de inveja. Isso pode levar a grandes problemas de relacionamento, então aqui estão algumas dicas de como lidar com o ciúme de um parceiro:
Não fique na defensiva: não importa o quão tentador seja reagir quando seu parceiro começar a fazer acusações, não o faça. Isso só vai piorar as coisas. Em vez disso, respire fundo e dê um passo para trás, e não deixe seu parceiro incitá-lo para uma briga.
Converse com eles: Às vezes, uma falha de comunicação é o que realmente está por trás de um discurso ciumento. Certifique-se de que você e seu parceiro conversaram sobre o assunto para que não haja confusão em relação ao seu relacionamento.
Faça com que eles se sintam especiais: Às vezes, o ciúme vem de um lugar de se sentir negligenciado ou dado como certo. Uma boa maneira de começar é garantir que seu parceiro saiba o quanto você o aprecia e se preocupa com ele.
COMO LIDAR COM O CIÚME A LONGO PRAZO
É da natureza humana sentir inveja às vezes. Dito isso, é importante desenvolver formas saudáveis de lidar com esses sentimentos para não magoarmos as pessoas que amamos, mesmo sem querer. Algumas dicas:
- Um pouco de ciúme é normal e natural, mesmo nos relacionamentos mais saudáveis. É importante reconhecer isso para que você possa lidar com isso de maneira apropriada.
- A comunicação é importante para saber como lidar com o ciúme a longo prazo. Quando você e seu parceiro têm o hábito de serem abertos e honestos um com o outro, é muito difícil que a inveja crie raízes e apodreça.
- Muitas vezes, o ciúme é apenas o sintoma de um problema subjacente. Considere conversar com amigos, escrever em um diário ou até mesmo procurar ajuda profissional para entender e resolver quaisquer problemas mais profundos – você ficará mais feliz e saudável com isso, assim como seu relacionamento.
- Outras vezes, como mencionado anteriormente, o ciúme é um indicador de baixa auto-estima. Certifique-se de investir tempo e esforço no autocuidado – quando você está confiante em si mesmo e em seu relacionamento, é muito mais difícil para os pensamentos ciumentos tomarem conta.
- Por fim, siga a sugestão de uma certa princesa da Disney e deixe-a ir. A vida é muito curta e seu relacionamento muito precioso para gastá-la sendo consumida pelo ciúme.
LIDE COM O CIÚME E VEJA SEU RELACIONAMENTO SE FORTALECER
O ciúme, como muitas coisas, é mais divertido de ler do que experimentar. Por isso é muito importante saber identificar as causas e entender como superar o ciúme, tanto para o futuro do relacionamento quanto para a sua própria saúde e felicidade pessoal. Com as dicas deste artigo, você estará no caminho certo para garantir que seu relacionamento esteja livre de monstros, pelo menos os de olhos verdes.